ESCOLAS LITERÁRIAS


Bruno condé

Bruno Condé de Lima nasceu no dia 28 de fevereiro de 1987 em Belo Horizonte/MG, bairro Padre Eustáquio, onde viveu até o ano 1992. Após aquela data, muda, com sua família, para casa de uma Tia, permanecendo por lá por dois anos; no ano de 1994 passa a residir em Betim, onde mora atualmente.  Sua vida literária começou aos 17 anos , influenciada pela  leitura de livros de poetas e cronistas como Carlos Drummond de Andrade e Luís Fernando Veríssimo. No ano de 2004, ainda cursando o antigo terceiro ano do 2º grau, sua professora de Português, após avaliar suas poesias, o indica a participar da ABEL (Academia Betinense de Letras), onde está alocado na Escola Literária Manuel Bandeira.


GIVAN MACÊDO


Givan Martins Macêdo Júnior entrou na Academia como escritor mirim em 09/11/2002, Escola Literária Casimiro de Abreu. Hoje, com 15 anos, faz parte da Escola Literária Cecília Meireles. Criou o personagem muito interessante, o Zé Caipira, com o qual nos traz, durante as reuniões da ABEL, muito humor. Além de poeta, Givan é promessa de se tornar um grande contista.
 

JONAS AUGUSTO SILVA
Nasceu em Contagem/MG, a 29 de julho de 1990, morando em Betim desde os primeiros dias de vida. Começou a se interessar pela leitura, quando a mãe, Bernadete Conceição Silva, lhe deu o livro "A Bonequinha Preta"; na infância, leu muitos livros de Ziraldo ao mesmo tempo em que desfrutava dos belos fluidos do Salão do Encontro. Como a mãe sempre teve que trabalhar e sendo filho único, o menino Jonas Augusto se sentia sozinho e buscava desabafar escrevendo em pedaços de papel. Aos onze anos de descobriu o gosto pela escrita e aos catorze, participou do Grupo Poetar, um projeto da Escola Estadual Amélia Santana Barbosa, para onde, um ano depois e a convite, foi completar o ensino médio. Tem o hábito de ler tudo que lhe chega às mãos: informativos, jornais, folhetins e, claro, livros! Seu escritor preferido é Fernando Sabino. Em 20 de outubro de 2007 ingressou na Academia Betinense de Letras, Escola Literária Cecília Meireles. Freqüenta eventos e palestras culturais, especialmente os de literatura. Atualmente, no Grupo de Teatro Art & Fatos, parceira da ABEL, ensaia recital de poesia a ser apresentado brevemente. Seu passatempo predileto é jogar xadrez, participando, por diversão, de alguns torneios.